Páginas

05 janeiro 2014

Fotógrafos que inspiram - Henri Cartier Bresson

Henri Cartier-Bresson (1908-2004)


Foto que inspirou Bresson do húngaro Martin Munkacsi
Foi através de uma fotografia do húngaro Martin Munkacsi, publicado na revista Photographies em 1931, que o jovem de 22 anos, Henri Cartier Bresson começou a se apaixonar pela fotografia. Mas seu contato com a câmera foi ainda criança quando tinha ganhado uma Box Brownie, na qual com certeza registrou alguns instantâneos.


Fundando da empresa Magnume e contratado pelas revista Vogue, Life e Harper's Bazaar foi considerado por muitos como o pai do fotojornalismo por registrar a vida na União Soviética, os últimos dias de Gandhi, os eunucos imperais chineses.


Ele não gostava de fotografias arranjadas e cenários artificiais, alegando que os fotógrafos devem registar sua imagem de uma forma rápida e acurada, buscando "o momento decisivo" - o instante que evoca o espírito fundamental de alguma situação, quando todos os elementos externos estão no lugar ideal. 

 "No meu modo de ver, a fotografia nada mudou desde a sua origem, exceto nos seus aspectos tecnicos, os quais não são minha preocupação principal. A fotografia é uma operação instantânea que exprime o mundo em têrmos visuais, tanto sensoriais como intelectuais, sendo também uma procura e uma interrogação constantes. E' ao mesmo tempo o reconhecimento de um fato numa fração de segundo, e o arranjo rigoroso de formas percebidas visualmente, que conferem a êsse fato expressão e significado" (Henri Cartier Bresson).


Nenhum comentário:

Postar um comentário