Páginas

11 março 2014

Falando sobre direitos autorais

Google imagens - arte Fotojornaliana

Estava lendo uma história no site do Conjur que um fotografo foi contrato por um canto para fazer as fotos de seu álbum. Só que o mesmo cantor pego as fotos do fotografo sem autorização e usou em outros álbuns. A justiça de Minas Gerais condenou ao cantor a pagar o valor de R$2,5 mil ao fotografo por usar imagem indevida.
Agora outra história que vi no grupo de fotógrafos do Facebook. O fotografo comprou uma revista de casamento para ter algumas ideias para suas próximas fotos e para sua surpresa está lá a sua foto e detalhe sem o nome de quem tirou a foto. Como não ficar indignado com uma situação assim seu trabalho sendo exposto por ai sem saberem que você é o autor da obra.
 Mas, vamos falar uma realidade meu povo, no mundo de hoje, caiu na rede é peixe. Lançou sua foto na rede chamada Internet sem nome ainda... Já era. Eu mesmo pego foto direto do google sem sabe quem tirou e coloco fonte google e quero deixa claro aqui para os fotógrafos que visitam e acompanham o blog se você ver uma foto sua aqui sem seu nome, por favor, me mande uma mensagem, um e-mail informando o ocorrido que com toda certeza eu vou colocar seu nome na sua foto e dar os direitos a quem tirou.
Direitos autorais é caso sério, roubo de imagem ou uso de imagem sem autorização está acontecendo demais, creio eu, que seja por causa disso internet, Instagram, talvez você tire a foto na inocência posta na rede social sem seu nome e de repente está lá ela estampando uma capa de revista famosa e detalhe sem seu nome.
Fotógrafos vigiem com suas imagens quem achou um cartão de câmera, por exemplo, jogado na rua e resolve fazer uma matéria na revista tal, até você provar que aquela imagem é sua leva tempo.
E para quem tem mania de fazer esses tipos de atos cuidado uma hora a casa cai, uma hora o autor vai ver a foto e ver que foi ele quem tirou. Uma coisa engraçada, eu posso tirar um milhão de fotos mais eu sei quais as fotos que tirei e creio que tenha fotógrafos assim que tiram várias fotos e conhece cada umas delas.

Para entender o que é direito autoral acesse o site do Ministério da cultura www2.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário