Páginas

01 agosto 2015

Mario Fontenelle

Você conhece o primeiro fotografo de Brasília?
Nosso post de hoje vou apresentar o fotografo oficial do governo Juscelino Kubitschek, Mario Fontenelle
Responsável por mais ou menos 5 mil fotografias que compõe o cenário da capital federal bem no seu começo. Mario nasceu em Delta do Parnaíba, Piaui, em 1919. Seu encontro com então presidente JK aconteceu em 1954 no governo de Minas gerais onde foi trabalhar como mecânico de avião. Em 1956 Fontenelle veio a Brasília acompanhando a comitiva do presidente JK e acabou se tornando fotografo por acaso é dele umas da fotos histórica o cruzamento dos dois eixos, em forma de cruz, o Monumental e o Rodoviário, do projeto de Lúcio Costa.
Casou apenas uma vez com Carmem Andréa e teve apenas uma filha Sandra Sybila. Um ano apos o nascimento da filha o casal se separou. 



Triste fim:
Mario Fontenelle que não cuidava nada da saúde acabou contraindo tuberculose em 1960 se aposentou em 1969 e nos últimos anos de vida acabou sendo esquecido, abandonado no lar dos velhinhos no Núcleo Bandeirante onde faleceu aos 67 anos, em 1986.

Sendo lembrado:
Em 16 de junho de 2015, a  Câmara Legislativa do Distrito Federal, concedeu a Mario uma homenagem com o titulo 'cidadão honorário de Brasília post mortem' . E tem um curta metragem chamado Mario Fontenelle- A oração silenciosa dirigido pelo professor e cineasta Pedro Jorge de Castro que conta mais sobre sua história de vida e  carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário