Pular para o conteúdo principal
A greve e a imprensa: menos pessoas, mais violência, uma fotografia


A segunda greve geral em quatro meses. Uma manifestação contra a austeridade que não conquistou tanta adesão como as anteriores. Um protesto em que os vestígios de violência se acentuaram. É assim que a imprensa internacional está a escrever sobre a greve geral de ontem em Portugal.
Hugo Correia. É o nome do autor da fotografia que está a ser associada à greve geral do dia de ontem nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social: a imagem da Reuters em que a fotojornalista da AFP é agredida com um bastão de um agente policial.

Na página da AFP há outras imagens. As tiradas por Patrícia de Melo Moreira, a repórter agredida, no Chiado. Uma delas tem como legenda a seguinte frase: “Um agente da polícia usa o bastão num participante da manifestação na sequência da greve geral de 24 horas em Lisboa”. 

As fotografias representam um ponto que tem estado a ser levantada pelos vários órgãos de comunicação social. 

“Uma fotógrafa da agência de notícias France Presse [AFP] foi atacada com um bastão por um policial durante os protestos contra medidas de austeridade”, escreve o jornal brasileiro “Globo”.



À AFP, a fotojornalista atingida disse que a paralisação decorreu de “forma pacífica”. O “Financial Times” escreve que, “de um modo geral”, as manifestações que ontem se realizaram em Portugal foram “ordeiras e pacíficas”. 

“No entanto, três pessoas, incluindo um repórter fotográfico, ficaram feridos em Lisboa, quando a polícia carregou sobre um pequeno grupo de jovens manifestantes que não pertenciam à CGTP”, salienta a publicação britânica, dizendo que foi um protesto em que participaram menos manifestantes, quando comparados com movimentações anteriores. Uma afirmação que se encontra também em vários órgãos de comunicação social internacionais. 

Por sua vez, a Press TV, canal estatal iraniano, fala em “brutalidade policial” e em “tensões” como os pontos a salientar da paralisação, convocada pela CGTP, que ontem afectou o país. 

O “Washington Post”, citando uma notícia da Associated Press, fala já nas consequências desses momentos: o facto de ter sido aberto um processo de averiguações aos incidentes em que a repórter fotográfica da AFP, e também o fotógrafo da agência Lusa, foram alvo de acção policial. 

“Um vídeo mostra a polícia a bater no fotógrafo da Lusa, enquanto este está deitado no chão a gritar que faz parte da imprensa”, descreve também a AP.



Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=546651

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografa condenada por fotografar sua filha nua

Isso é um caso de família ... Mãe fotografou filha nua e certamente ficou conhecida por seu trabalho, logo depois, mãe e filha brigam corta os laços. A própria filha Eva agora resolver brigar na justiça por esse ensaio 30 anos depois e a justiça acabou condenando a fotografa Irina Ionesco a pagar cerca de R$27,6 mil por danos e atentado ao direito da imagem e à vida privada da sua filha.   ❤ As fotos, dos anos 1970, mostram Eva nua, em close erotizados e ajudaram a promover a carreira de Irina Ionesco e agora motivaram o processo judicial da filha. O caso já foi levado ao cinema com "My Little Princess", ainda inédito no Brasil, realizado pela própria Eva Ionesco e com Isabelle Huppert no papel de Irina, mostra o retrato da relação perturbada de mãe e filha, que terminou dois anos depois da exposição (e livro posterior) "Eva: Eloge de Ma Fille", em 1975, com a passagem da custódia de Eva para a família do estilista Christian Louboutin. Fonte:  Folha

Seu Madruga 'fotografo'

Quem é que ainda não viu os episódios de Chaves em que seu Madruga vira fotografo ? Para quem gosta desse figura tem esse site  http://wn.com/SEU_MADRUGA  com os episódios mais marcantes do Madruginha

Light paint com bombril

Com uma lanterna, celular e bombril em chamas é possível fazer o light paint que nada mais é que desenho com luz. Para fazer esse efeito na foto é preciso ter uma câmera com modo de longa exposição, ou seja, deixe o obturador da câmera bem aberto para que receba a luz formando o desenho, uma lanterna ou celular, um tripé ou alguém para tirar as fotos para você e bastante criatividade. Falando em criatividade já ouviram falar em bombril em chamas? Pois essa galera acatou a modalidade saíram da lanterninha para o bombril em chamas. As fotos ficam incríveis, mais lembre-se que todo cuidado é pouco, se vista com roupa escura e adequada para não se queimar com as fagulhas, tenha alguma coisa para segurar o bombril não pegue com suas próprias mãos e escolha lugares escuros para fazer as fotos.  Caroline Pommerehn Rodrigo Peçanha Beatriz Cristinna Yuri DI