Pular para o conteúdo principal

A fotografia experimental do Brasil em exposição no Paço

115 imagens da coleção Itaú



‘Leme’ (2002) integra a Coleção Itaú de Fotografia Brasileira. A mostra será exposta no Paço ImperialCLAUDIO EDINGER / DIVULGAÇÃO

‘Leme’ (2002) integra a Coleção Itaú de Fotografia Brasileira. A mostra será exposta no Paço Imperial
Foto: Claudio Edinger / DivulgaçãoRIO - Longos cílios escorrem como lágrimas pelo rosto de uma mulher. Uma forma parece surgir em traços sobre o concreto. As duas imagens, fotografias de Cris Bierrenbach e de Geraldo de Barros, respectivamente, devem "dialogar" na mostra da Coleção Itaú de Fotografia Brasileira que o Paço Imperial inaugura nesta quinta, às 19h. As mesmas 115 imagens, de 56 artistas, acabam de voltar de Paris, onde foram exibidas na Maison Européenne de la Photographie.

De Geraldo a Lenora de Barros
A curadoria da exposição, de Eder Chiodetto, não segue cronologia — daí permitir diálogos a princípio improváveis entre dois momentos que seriam, segundo ele, os principais da fotografia experimental brasileira, o moderno e o contemporâneo. 
Chiodetto defende uma "visão elíptica" da História. Diz não acreditar na "caretice de ver a História como algo linear" e busca, na exposição, a "porosidade" de contextos e linhas estéticas. Assim, ele une contemporâneos (fotógrafos do período pós-ditadura) a modernos (entre as décadas de 1940 e 1960, ou que sofrem, como ele diz, de um "modernismo tardio" e acabam por ser uma das alavancas do concretismo).
Entre os dois momentos, precisamente durante a ditadura, a fotografia experimental arrefece. Há, dessa época, poucos exemplares, como duas imagens, de Carlos Zilio e Boris Kossoy, expostas na Sala 13 de Maio — escolhida pelo curador por ser o local onde a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.
De antes do golpe militar, há imagens emblemáticas dos anos 1940, como a foto "Homenagem a Paul Klee, Tatuapé, São Paulo SP" (1949), em que Geraldo de Barros interfere e arranha o negativo.
— É com ele e com o Foto Cine Clube Bandeirante (fundado em 1939) que a fotografia deixa de se reportar à pintura acadêmica para encontrar linguagem própria — diz Chiodetto.
Depois do hiato da ditadura, o experimentalismo ressurge e revela nomes importantes como o de Lenora de Barros (aliás, filha de Geraldo de Barros), Cris Bierrenbach e Cássio Vasconcellos, entre outros.
— É aí que ficam ainda mais fortes as experimentações, despreocupadas com o registro de algo real. A fotografia é construída, como uma encenação para a câmera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografa condenada por fotografar sua filha nua

Isso é um caso de família ... Mãe fotografou filha nua e certamente ficou conhecida por seu trabalho, logo depois, mãe e filha brigam corta os laços. A própria filha Eva agora resolver brigar na justiça por esse ensaio 30 anos depois e a justiça acabou condenando a fotografa Irina Ionesco a pagar cerca de R$27,6 mil por danos e atentado ao direito da imagem e à vida privada da sua filha.   ❤ As fotos, dos anos 1970, mostram Eva nua, em close erotizados e ajudaram a promover a carreira de Irina Ionesco e agora motivaram o processo judicial da filha. O caso já foi levado ao cinema com "My Little Princess", ainda inédito no Brasil, realizado pela própria Eva Ionesco e com Isabelle Huppert no papel de Irina, mostra o retrato da relação perturbada de mãe e filha, que terminou dois anos depois da exposição (e livro posterior) "Eva: Eloge de Ma Fille", em 1975, com a passagem da custódia de Eva para a família do estilista Christian Louboutin. Fonte:  Folha

Série câmeras antigas - Parte 3

  As câmeras Bencini Comet foram 127 filme feito na Itália por CMF Bencini de 1948 em 1950. Eram versões menores do Bencini Koroll alcance. Os controlos foram limitados a 1/50 do obturador instantânea ou B e uma lente de focagem. A Comet III era uma câmera de formato vertical incomum. Câmera de Fole AGFA Modelo: BILLY I - Fabricada em 1930, Alemanha. UNICAMATIC II- Esta câmera-Box é de fabricação brasileira. Usa Filme 120 / 12 Poses   BRASILMATIC- Outra Câmera da Fotobras S/A de Curitiba, Paraná. O Optima é uma família de 35 milímetros câmeras feitas por Agfa na década de 1960 e além. O Optima original é em 1959 a primeira câmera fabricada com a exposição programada, obtido por uma selênio metros sistema mecânico conduzido. Movendo sua liberação do obturador até a metade alavanca aciona um sistema mecânico que obtém o valor de abertura ea velocidade da parte eletromecânica do metro. O sistema reflete um verde ou um sinal v...

Seu Madruga 'fotografo'

Quem é que ainda não viu os episódios de Chaves em que seu Madruga vira fotografo ? Para quem gosta desse figura tem esse site  http://wn.com/SEU_MADRUGA  com os episódios mais marcantes do Madruginha