Pular para o conteúdo principal

Bokeh





Pesquisando no oraculo Google a palavra Bokeh:
"é um termo usado na Fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas.Diferentes bokehs de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, os quais são freqüentemente utilizados para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário".



E achei também uma matéria  bastante interessante no site Dicas de  fotografia da fotografa Claudia Regina que fala do Bokeh com formas personalizadas.

Confira:

O que é o Bokeh

Resultado da profundidade de campo, o Bokeh é a parte “borrada” (sem nitidez) de uma foto. Quando temos diferentes quantidades de luz vemos pequenas “bolinhas” ou “pentágonos” iluminadas.

Bokeh personalizado

Fazendo uma pequena adaptação na sua lente é possível criar um Bokeh com formatos bem diferentes. Você vai ver muitas estrelas e corações, embora qualquer formato seja possível.

Como fazer

Ingredientes:
  • Uma lente bem clara (indico a 50mm 1.8 ou 1.4 ou 1.2) – o importante é que tenha uma abertura maior que f/2.
  • Papel preto (papel carmim, cartolina, qualquer um serve.
  • Tesoura e Lápis
Modo de preparo:
No papel faça um círculo do diâmetro da sua lente. Corte com alguns milímetros a menos para que o círculo possa ser encaixado dentro da lente. Desenhe, exatamente no centro, o formato que gostaria de dar para o seu Bokeh. Com a tesoura (e bastante cuidado e paciência) corte esse formato.
Existem pequenos “cortadores” de vários formatos que você encontra em lojas de artesanato, mas pessoalmente não acho que vale a pena pagar quase 10 reais em um cortador que você vai usar praticamente só uma vez… rs…
Depois de pronto encaixe na sua lente. A forma mais prática é colar esse papel em um filtro UV ou fazer um furo em uma capinha de lente e colar o papel lá. Mas como eu não uso o efeito sempre simplesmente encaixei o próprio círculo dentro da lente! :) Funcionou bem e para tirar é só dar uma puxada aqui e acolá.
Claro que se você pretende usar frequentemente vale a pena usar o filtro ou capa.
Abaixo você vê como pontos de luz se transformam na forma desejada. Você pode fazer bokeh em formato de coração, estrela, animais, flocos de neve… o que a imaginação mandar!
Ps.: usei um aquivo aberto no Photoshop com bolinhas brancas como “testador de bokeh” :)

Qual o tamanho certo?

O tamanho certo para esse buraquinho depende da sua lente. Se a sua lente tem um diâmetro de abertura maior o buraquinho pode ser maior, e vice-e-versa. E como saber isso? Divida a distância focal pela maior abertura e você saberá o diâmetro de abertura. Faça o formato personalizado neste tamanho ou menor. No caso de uma 50mm 1.8 a forma deve ter no máximo 27mm.

Prática

Logo que você adicionar o círculo você irá perceber a perda de luz no visor. Algumas lentes podem ter dificuldade em focar neste estágio, por isso você talvez precise usar o foco manual. Quando os pontos de luz estiverem fora de foco eles tomarão a forma que você desenhou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografa condenada por fotografar sua filha nua

Isso é um caso de família ... Mãe fotografou filha nua e certamente ficou conhecida por seu trabalho, logo depois, mãe e filha brigam corta os laços. A própria filha Eva agora resolver brigar na justiça por esse ensaio 30 anos depois e a justiça acabou condenando a fotografa Irina Ionesco a pagar cerca de R$27,6 mil por danos e atentado ao direito da imagem e à vida privada da sua filha.   ❤ As fotos, dos anos 1970, mostram Eva nua, em close erotizados e ajudaram a promover a carreira de Irina Ionesco e agora motivaram o processo judicial da filha. O caso já foi levado ao cinema com "My Little Princess", ainda inédito no Brasil, realizado pela própria Eva Ionesco e com Isabelle Huppert no papel de Irina, mostra o retrato da relação perturbada de mãe e filha, que terminou dois anos depois da exposição (e livro posterior) "Eva: Eloge de Ma Fille", em 1975, com a passagem da custódia de Eva para a família do estilista Christian Louboutin. Fonte:  Folha

Série câmeras antigas - Parte 3

  As câmeras Bencini Comet foram 127 filme feito na Itália por CMF Bencini de 1948 em 1950. Eram versões menores do Bencini Koroll alcance. Os controlos foram limitados a 1/50 do obturador instantânea ou B e uma lente de focagem. A Comet III era uma câmera de formato vertical incomum. Câmera de Fole AGFA Modelo: BILLY I - Fabricada em 1930, Alemanha. UNICAMATIC II- Esta câmera-Box é de fabricação brasileira. Usa Filme 120 / 12 Poses   BRASILMATIC- Outra Câmera da Fotobras S/A de Curitiba, Paraná. O Optima é uma família de 35 milímetros câmeras feitas por Agfa na década de 1960 e além. O Optima original é em 1959 a primeira câmera fabricada com a exposição programada, obtido por uma selênio metros sistema mecânico conduzido. Movendo sua liberação do obturador até a metade alavanca aciona um sistema mecânico que obtém o valor de abertura ea velocidade da parte eletromecânica do metro. O sistema reflete um verde ou um sinal v...

Seu Madruga 'fotografo'

Quem é que ainda não viu os episódios de Chaves em que seu Madruga vira fotografo ? Para quem gosta desse figura tem esse site  http://wn.com/SEU_MADRUGA  com os episódios mais marcantes do Madruginha