Pular para o conteúdo principal

Abertas as inscrições para a Maratona Fotográfica do FIF

Divulgação
A capital mineira é mais do que apenas a sede do FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, que em uma de suas atividades, a Maratona Fotográfica, irá proporcionar a fotógrafos em formação a experiência de produzir um ensaio fotográfico autoral inédito na cidade, durante o período do festival, sob orientação de artistas e fotógrafos profissionais. O resultado final dessa produção será exibido em sessões de projeção em diferentes espaços públicos de BH. 

Abertas até 1º de junho, as inscrições para a Maratona Fotográfica são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival, no endereço http://www.fif.art.br/?page_id=424 Para se inscrever, é preciso apresentar um projeto de investigação fotográfica e portfólio, dentre outros dados. Os 20 selecionados serão orientados por um time de fotógrafos que vivem em Belo Horizonte, formado por Rodrigo Mendes , Leonardo Costa Braga e membros da agência Nitro Imagens. 

A Maratona Fotográfica do FIF é uma versão ampliada e atualizada do projeto Maratona Fotográfica - Um Olhar Sobre a Região Leste, Um Olhar Sobre o Mundo, também realizado na capital mineira, entre 2009 e 2010, sob coordenação de Bruno Vilela, também um dos idealizadores e diretores do festival.

O festival

O tema geral deste primeiro FIF- Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte é Espaços Compartilhados da Fotografia, traduzindo os objetivos principais dos curadores, que são absorver a produção de diferentes lugares do mundo e ultrapassar os limites da fotografia, indo ao encontro de outras linguagens artísticas. “O FIF é um festival mais voltado para as poéticas visuais do que para a tecnicalidade. Mantém o respeito pela tradição da fotografia, mas privilegia o pensamento sobre o campo expandido da imagens, que explora a fotografia em diálogo com diversas outras mídias e plataformas de expressão sensível”, explica Guilherme Cunha, que, ao lado de Bruno Vilela, é idealizador e diretor do festival, que tem ainda a curadoria-geral de Eduardo de Jesus. 

O 1º FIF-BH será realizado de 12 a 21 de julho (a exposição permanecerá aberta até 06 de agosto), na capital mineira. O espaço cultural CentoeQuatro, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e o Circuito Cultural Praça da Liberdade, além das ruas, são alguns dos espaços que receberão atividades do festival. A primeira edição do festival é patrocinada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

SERVIÇO:

FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte
Inscrições para a Maratona Fotográfica
Prazo: até 1º de junho de 2013
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival: www.fif.art.br
Mais informações: fif.art.br e en.fif.art.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografa condenada por fotografar sua filha nua

Isso é um caso de família ... Mãe fotografou filha nua e certamente ficou conhecida por seu trabalho, logo depois, mãe e filha brigam corta os laços. A própria filha Eva agora resolver brigar na justiça por esse ensaio 30 anos depois e a justiça acabou condenando a fotografa Irina Ionesco a pagar cerca de R$27,6 mil por danos e atentado ao direito da imagem e à vida privada da sua filha.   ❤ As fotos, dos anos 1970, mostram Eva nua, em close erotizados e ajudaram a promover a carreira de Irina Ionesco e agora motivaram o processo judicial da filha. O caso já foi levado ao cinema com "My Little Princess", ainda inédito no Brasil, realizado pela própria Eva Ionesco e com Isabelle Huppert no papel de Irina, mostra o retrato da relação perturbada de mãe e filha, que terminou dois anos depois da exposição (e livro posterior) "Eva: Eloge de Ma Fille", em 1975, com a passagem da custódia de Eva para a família do estilista Christian Louboutin. Fonte:  Folha

Seu Madruga 'fotografo'

Quem é que ainda não viu os episódios de Chaves em que seu Madruga vira fotografo ? Para quem gosta desse figura tem esse site  http://wn.com/SEU_MADRUGA  com os episódios mais marcantes do Madruginha

Light paint com bombril

Com uma lanterna, celular e bombril em chamas é possível fazer o light paint que nada mais é que desenho com luz. Para fazer esse efeito na foto é preciso ter uma câmera com modo de longa exposição, ou seja, deixe o obturador da câmera bem aberto para que receba a luz formando o desenho, uma lanterna ou celular, um tripé ou alguém para tirar as fotos para você e bastante criatividade. Falando em criatividade já ouviram falar em bombril em chamas? Pois essa galera acatou a modalidade saíram da lanterninha para o bombril em chamas. As fotos ficam incríveis, mais lembre-se que todo cuidado é pouco, se vista com roupa escura e adequada para não se queimar com as fagulhas, tenha alguma coisa para segurar o bombril não pegue com suas próprias mãos e escolha lugares escuros para fazer as fotos.  Caroline Pommerehn Rodrigo Peçanha Beatriz Cristinna Yuri DI