Páginas

05 junho 2012

Religiões afro de Codó são retratadas em exposição fotográfica


Mostra estará em cartaz a partir desta semana na Casa de Nhozinho.
O espaço fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.


Imagens da cultura popular em Codó produzidas para
a exposição (Foto: Márcio Vasconcelos)
A exposição "Terecô - A Magia dos Tambores da Mata Codoense" estará em exibição a partir desta semana na Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís. A casa estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
As fotografias produzidas pelo fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos compõem um ensaio artístico do ciclo do Festejo dos Santos e Orixás da Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, do Mestre Bita do Barão de Guaré, que ocorre todo ano na cidade de Codó, na Região dos Cocais Maranhenses.
Segundo a exposição, 'terecô' é a denominação dada à religião afro-brasileira tradicional de Codó, uma das principais cidades maranhenses que fica na bacia do Rio Itapecuru, a 300 km de São Luís.
Fotógrafo

Márcio Vasconcelos é um fotógrafo maranhense. Já recebeu prêmios no Brasil e no exterior e há mais de 20 anos atua na profissão, tendo produzido ensaios sobre manifestações da cultura popular e religiosa dos afro-descendentes, do bumba-meu-boi, além de estudos imagéticos envolvendo os centros históricos de São Luís e Alcântara e as belezas naturais do Maranhão.
Imagens da cultura popular de Codó produzida para a exposição (Foto: Márcio Vasconcelos)Imagens da cultura popular de Codó produzida para a exposição (Foto: Márcio Vasconcelos)
É autor do projeto “Nagon Abioton - Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”, aprovado pela Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em formato de livro que trata retrara um dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão.
Foi vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras/2010, da Fundação Cultural Palmares/Petrobras, com o projeto Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão. Venceu também o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia
Teve selecionado para leitura de portfólios no Trasatlantica/PhotoEspaña 2012, o projeto Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão e foi finalista do Prêmio Conrado Wessel 2011 com o projeto "Na Trilha do Cangaço - Um Ensaio pelo Sertão que Lampião Pisou".
Serviço

O quê: Exposição fotográfica "Terecô - A Magia dos Tambores da Mata Codoense", de Márcio Vasconcelos
Onde: Casa de Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, 185, Praia Grande
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 18h
Mais informações: (98) 3218-9951
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário