Pular para o conteúdo principal

Exposição fotográfica revela olhar de Guto Muniz sobre o teatro feito em Minas


Fotógrafo apaixonado pelas artes cênicas disponibiliza arquivo com imagens produzidas nos últimos 30 anos
Recém-chegado ao curso de publicidade e propaganda da PUC Minas, Guto Muniz fez a disciplina de teatro. Nunca teve ligação com as artes cênicas, mas se apaixonou de cara – inclusive, formou um grupo amador com colegas. No semestre seguinte, estudou fotografia. Outra paixão à primeira vista. Em 1987, foi assistir a Antígona, da extinta companhia Sonho e Drama, de Cida Falabella, e resolveu fotografar a peça. Foi assim que se deu o batismo do fotógrafo na área. 
 

Vinte e cinco anos mais tarde, Muniz reúne toda a sua carreira no site Foco in cena (www.focoincena.com.br), com amplo acervo referente às artes cênicas em Minas. O projeto entra no ar no próximo domingo, 19 de agosto. Ele abre exposição com 120 imagens no Memorial Minas Gerais nesta terça-feira, 14 de agosto, para convidados, e a partir da quarta-feira, 15, para o público em geral.

Tenho todas as fotos guardadas. As que estavam em filme passaram pelo processo de digitalização. Já o material mais recente, em digital, estava mais organizado. A partir daí, comecei a montar o site. Como desde o começo tenho o hábito de colecionar programas de espetáculos, as fotos serão acompanhadas de sinopses e fichas técnicas das montagens”, conta Muniz. O acervo traz registros dos festivais FIT, de Bonecos e de Circo, bem como de espetáculos de grupos como Galpão, 1º Ato, ZAP 18 e Mimulus.

Num primeiro momento, serão disponibilizadas 5 mil fotos de 400 montagens. Outros 400 espetáculos entrarão posteriormente no site. “Futuramente, vou abrir espaço para os fotógrafos que trabalharam comigo em festivais”, informa.

Para Guto Muniz, mais que técnica, a boa fotografia de um espetáculo deve ter sensibilidade. “O fotógrafo tem que captar a essência do que está assistindo. Isso só ocorre se ele estiver mais envolvido com o espetáculo do que com a fotografia. Vejo muitas fotos esteticamente bonitas, mas sem alma.”
Para ele, cada caso é um caso. “Foto em teatro é de um jeito, em espaço alternativo de outro. Os espetáculos mais difíceis de fotografar, com baixa iluminação, por exemplo, por vezes são os mais gostosos, pois representam um desafio. A questão maior é manter a concentração o tempo inteiro. Ele não pode ficar preocupado com o que está fotografando, mas com o espetáculo”, conclui. 
 
FOCO IN CENA
Exposição de fotos de Guto Muniz. A partir de amanhã, no Memorial Minas Gerais. Praça da Liberdade, esquina com Rua Gonçalves Dias, Funcionários, (31) 3343-7317. O espaço funciona aos domingos, das 10h às 16h; sábados, terças, quartas e sextas-feiras, das 10h às 18h; e quintas-feiras, das 10h às 22h. Entrada franca. O site Foco in cena estará no ar, a partir de domingo, no endereço www.focoincena.com.br  

Fonte: UAI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografa condenada por fotografar sua filha nua

Isso é um caso de família ... Mãe fotografou filha nua e certamente ficou conhecida por seu trabalho, logo depois, mãe e filha brigam corta os laços. A própria filha Eva agora resolver brigar na justiça por esse ensaio 30 anos depois e a justiça acabou condenando a fotografa Irina Ionesco a pagar cerca de R$27,6 mil por danos e atentado ao direito da imagem e à vida privada da sua filha.   ❤ As fotos, dos anos 1970, mostram Eva nua, em close erotizados e ajudaram a promover a carreira de Irina Ionesco e agora motivaram o processo judicial da filha. O caso já foi levado ao cinema com "My Little Princess", ainda inédito no Brasil, realizado pela própria Eva Ionesco e com Isabelle Huppert no papel de Irina, mostra o retrato da relação perturbada de mãe e filha, que terminou dois anos depois da exposição (e livro posterior) "Eva: Eloge de Ma Fille", em 1975, com a passagem da custódia de Eva para a família do estilista Christian Louboutin. Fonte:  Folha

Seu Madruga 'fotografo'

Quem é que ainda não viu os episódios de Chaves em que seu Madruga vira fotografo ? Para quem gosta desse figura tem esse site  http://wn.com/SEU_MADRUGA  com os episódios mais marcantes do Madruginha

Light paint com bombril

Com uma lanterna, celular e bombril em chamas é possível fazer o light paint que nada mais é que desenho com luz. Para fazer esse efeito na foto é preciso ter uma câmera com modo de longa exposição, ou seja, deixe o obturador da câmera bem aberto para que receba a luz formando o desenho, uma lanterna ou celular, um tripé ou alguém para tirar as fotos para você e bastante criatividade. Falando em criatividade já ouviram falar em bombril em chamas? Pois essa galera acatou a modalidade saíram da lanterninha para o bombril em chamas. As fotos ficam incríveis, mais lembre-se que todo cuidado é pouco, se vista com roupa escura e adequada para não se queimar com as fagulhas, tenha alguma coisa para segurar o bombril não pegue com suas próprias mãos e escolha lugares escuros para fazer as fotos.  Caroline Pommerehn Rodrigo Peçanha Beatriz Cristinna Yuri DI